segunda-feira, 7 de maio de 2007
A Mesopotâmia
A MESOPOTÂMIA
A Mesopotâmia é uma estreita faixa de terra situada na Ásia, entre os planaltos do Irã, Armênia, os desertos da síria e da Arábia e o golfo pérsico.
Seu clima apresenta invernos rigorosos e verões muito quentes.
Ao norte, numa região montanhosa e árida, encomtrava-se Assíria. A parte sul, fertilizada pelos rios Tigre e Eufrates, era chamada caldéia. Hoje, na região em que se localizava a Mesopotâmia, encontra-se o Iraque.
O POVO
Durante muito tempo a mesopotâmia foi o centro do mundo antigo. Sempre esteve exposta à infiltração de estrangeiros; sua historia é uma sucessão de gerras, de invasões de massacres e de dominações diferentes.
Os sumérios: (4000 a 1900 a.C.) Localizavam-se nas regiões pantanosas (Atual Iraque). A Suméria é o berço das cidades- estados, das quais as principais foram Ur, Uruk e Nipur. Os arqueólogos atribuem a criação da escrita conhecida como cuneiforme aos sumérios.
Os Babilônicos: (1900 a 1200 a.C.) Fundaram seu reino ao norte da região da suméria, tendo como sua capital a Babilônia. Foram os primeiros da historia a deixar um conjunto de leis escritas: o código de Hamurabi.
Os assírios: (1200 a 612 a.C.) Estabeleceram um grande império, após conquistar regiões vizinhas à Babilônia. Apesar e serem conhecidos por sua crueldade e força, seu império não durou muito tempo pois submeteu-se aos caldeus, que estavam em ascensão.
Os caldeus: (612 a 539 a.C.) Último grande povo da Mesopotâmia, os caldeus atingiram seu auge com o rei Nabucodonosor, que invadiu a Babilônia e fundou o Segundo Império Babilônico. Apesar de formar um grande império, os caldeus não resistiram a invasão dos persas liderados por Ciro, que submeteu a Babilônia ao seu domínio.
Marcadores:
Dionatan wilian flor,
elielson cardoso,
nilson lemos ávila,
tammy sander
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário