segunda-feira, 7 de maio de 2007

História Egípicia


Desde primeiro momento da sua história, os egípicios criaram uma sociedade baseada no aproveitamento das águas do nilo para a agricultura. No plano institucional, configuraram um regido e hierarquico sistema político que se manteve, com pequenas mudanças, durante cerca de 3.000 mil anos.

Origem

O povo egípicio antigo resultou na fusão de vários grupos de origem africana e ásiatica, e permitiram distinguir 3 tipos principais: um semítico-líbio, braquicífalo, do naris recurvado; outro senitico-dolicocéfalo, de estrutura mediana; e um terceiro mediterrâneo, braquicífalo, de naris reto e curto.da mistura desses grupos resultou num povo de lavradores, no vale do nilo, que absolveu progrecivamente os estrangeiros invazores.
Até o século xix, ás unicas fontes utilizavéis sobre as dinastias do Egito eram os relatos dos autores classícos.
O período histórico da civilização egípcia começou por volta de 4000 a.C, quando os Clãs haviam se transformados em provincias. Mais tarde foram agrupados em dois grandes grupos: um reino ao norte e outro ao sul. Por volta de 3300 a.C O reino sul venceu o norte. Quando as dinastias humanas sucederam às dinastias divinas, Menés, se tornou o primeiro faraó a unificar as duas metades.
A capital era Mênfis, mas segundo autores era na verdade Tinis.

Nenhum comentário: